sexta-feira, 29 de julho de 2011

Thiago Firmino fala sobre sua vida no Programa Camara Especial

Programa Câmera Especial fala sobre a comunidade de Santa Marta, no Rio de Janeiro. A vida na comunidade pacificada, os projetos sociais e o turismo na favela.
Thiago Firmino acompanhou Suzane e toda sua equipe falou um pouco da sua vida no Santa Marta. Assistam, super bacana a matéria.
Apresentação e reportagem: Suzane de Oliveira.








        


        



segunda-feira, 25 de julho de 2011

CHURRASQUINHO DA SALETE

Toda sexta-feira ta lá aquela fumacinha que deixa a galera com água na boca.
   Lá tem churrasco de frango, misto, linguiça, carne, enfim variedades sempre a partir de 17h e só termina quando não tem mais movimento na barraca.
   Big Let é conhecido como a Barraca da Salete, onde rola toda sexta a churrascada que virou point da galera na volta do trabalho.
   A barraca fica em frente a estação 1 do Plano Inclinado do Santa Marta, ponto estratégico pra quem chega do trabalho com aquela big fome e nada melhor do que já subir de bondinho com um espetinho na mão e de barriga cheia.
   Os turistas e visitantes sempre que terminam o tour passam por lá para esperimentar seu churrasquinho e tomar aquela cerveja gelada.
Afinal sexta feira né e é uma ótima pedida, né!






Quem quiser conferir e saborear um belo churrasco é só subir a rua Marechal Francisco de Moura e em frente a estação do bondinho no Santa Marta estará lá ela todas as sextas com um belo churrasco e uma boa cerveja gelada.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

São João do Morro no Santa Marta

São João do Morro  rolou na Quadra do Santa Marta com as seguintes atrações: Melanina Carioca Sany Pitbull Pedro Naschling (Gambiarra) Bateria Mocidade Unida do Santa Marta (fechando o evento) Kabul (misturas juninas).

Alguns moradores participaram colocando suas barracas pra trabalhar dentro do evento. 

Jaque do BBB tambem deu aquela passada pra curtir a festança.
















Fotos: Ivanildo e Aragão                             


sábado, 16 de julho de 2011

Conheça um pouquinho + do Santa Marta.







A comunidade do Santa Marta fica no bairro de Botafogo e foi a primeira a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em 19 de dezembro de 2008. Mas o morro já tinha o seu charme e muita história para contar antes mesmo de servir como laboratório para o projeto de segurança. Afinal, foi em uma das lajes do Santa Marta que o cantor Michael Jackson gravou o clipe da música They Don’t Care About Us -- no ano de 1996. O morro também recebeu a visita de outras estrelas da música norte-americana, como as cantoras Madonna, Alicia Keys e Beyoncé. Depois da pacificação os barracos e vielas da comunidade serviram até como cenário para a gravação de filmes, inclusive a nova versão de Velozes e Furiosos, com a participação do ator Vin Diesel.
(Clique aqui para ver fotos incríveis e uma entrevista com a comandante da UPP)
A ocupação feita pela Polícia Militar garante um efetivo fixo de aproximadamente 123 policiais militares, comandados pelo capitão Rodrigo Andrada, para cuidar de uma comunidade com seis mil moradores. A primeira comandante foi a major Pricila Azevedo que, depois do ótimo trabalho à frente da unidade, foi trabalhar na secretaria de Estado de Segurança. Após a pacificação o Santa Marta passou a receber a visita de muitos turistas. São pessoa de todas as partes do mundo, de todo o Brasil e até alguns cariocas que procuram a comunidade com a curiosidade de saber como vivem aqueles moradores. No ano passado o governo colocou em prática o projeto Rio Top Tour, que utiliza guias locais para mostrar tudo e contar a história de cada barraco, beco, viela ou ponto turístico.
O acesso para a comunidade pode ser feitos de duas formas. A principal e mais conhecida é pela Rua São Clemente, em Botafogo, pela praça Barão de Corumbá. Subindo a Rua Marechal Francisco de Moura de carro ou à pé mesmo você chega na escadaria, no plano inclinado ou na praça do Cantão. Pode escolher a melhor opção e subir. Eu aconselho subir pelo plano até a estação 5 e depois conhecer a comunidade descendo as escadas. Cansa bem menos. A outra opção de acesso só pode ser feita de carro, subindo pela Rua Mundo Novo, em Laranjeiras. Seguindo as placas de orientação você chega no prédio onde fica a unidade pacificadora, na parte mais alta da comunidade.
Existem alguns lugares que você não pode deixar de conhecer ao subir o Santa Marta. A primeira, claro, é o plano inclinado. Um bondinho que facilita muito a vida dos moradores e dos turistas também. Chegando na estação 5 não deixe de apreciar o Cristo Redentor. Basta olhar para cima que ele estará lá, bem pertinho. Aproveitando que está lá em cima, dê uma passada no prédio da UPP para conhecer o trabalho da polícia. Na descida a parada na laje do Michael Jackson é obrigatória. No local foi feita uma estátua do cantor e um mosaico com o rosto dele. É um local ótimo para tirar fotos. Sentiu fome? Existe um prato de frango à passarinho ótimo na descida, é só perguntar onde fica o restaurante do Zequinha que todo mundo vai saber. Depois continue descendo até a praça do Cantão -- onde se tem umas casas coloridas. Se preferir pode comer por lá, que também tem um almoço muito gostoso. Na praça fica ainda a barbearia, uma loja de roupas e a quadra da GRES Mocidade Unida do Santa Marta. Na saída não deixe de comprar uma lembrancinha no quiosque que fica em frente à quadra da escola de samba. Mais do que isso. Não deixe de visitar o Santa Marta. Você não vai se arrepender…
Dicas
Como chegar: Rua São Clemente, em Botafogo, pela praça Barão de Corumbá, ou pela Rua Mundo Novo, em Laranjeiras.
Onde comer: Bar do Zequinha, estação três do plano inclinado.
Pontos de interesse: Laje do Michael Jackson e a Praça do Cantão.
Número de moradores: 6 mil
Inauguração da UPP: 19 de dezembro de 2008
Total de policiais: 123


Por Camillo Coelho
www.blogdapacificacao.com.br

    sexta-feira, 15 de julho de 2011

    Clip de JD com Part. Anselmo Ralph gravado no SANTA MARTA

     Saiu o clip do JD feat. Anselmo Ralph - Ela Dança, uma parte do clip gravado na Praça Cantão no Santa Marta.

    Muitas cores e detalhes da nossa favela querida. Sensualidade não faltou na mulherada convidada pra participar do clip.

    Jay D gravou seu clip em Abril no Santa Marta e convidou Anselmo Raplh para participar do seu clip.
    Gravaram o clip com modelos e sambistas. A praça Cantão ficou cheia. Moradores curtiram as gravações e apreciaram a mulherada dançando bastante.

    Aprecie o clip e veja como ficou !



      




      



    Anselmo agitando a rapaziada.


     Gracy Kelly, Aline Barbosa e as super modelos do JJ Produções no final das gravações



    Thiago dando entrevista pra Futura, falando das produções que acompanha e trabalha no Santa Marta.


    Fotos por 
    Thiago Firmino
    www.favelasantamartatour.blogspot.com

    terça-feira, 12 de julho de 2011

    Com UPPs, aumenta procura de turistas e cariocas por passeios em favelas do Rio de Janeiro


    Santa Marta chega a ser o segundo lugar mais disputado em uma agência de turismo
    MATÉRIA do SITE da RECORD ( R7.com )

    Com o avanço das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em favelas cariocas, essas comunidades entraram de vez na rota turística da cidade. A fórmula para atrair cada vez mais turistas é a bela vista panorâmica da capital e a segurança proporcionada pela polícia. O R7 visitou as comunidades do Santa Marta (Botafogo, na zona sul) e do Chapéu Mangueira(Leme, na zona sul) e ouviu de guias locais e agências de turismo que a procura de estrangeiros e de moradores do Rio de Janeiro é crescente.
    O Santa Marta, primeira comunidade a ganhar uma UPP, em dezembro de 2008, é o segundo passeio mais procurado na agência de turismo Jeep Tour. De acordo com Rafael Ricci, diretor da agência, a favela só perde para o Corcovado. Nos últimos oito meses, a empresa diz ter levado 1.500 pessoas para conhecer essa comunidade.

    - O lugar se tornou mais uma opção de turismo, além do Cristo e do Pão de Açúcar. Além da curiosidade dos turistas, o apelo da UPP fez o produto ficar mais interessante e deve ser valorizado, pois ajuda a perder o medo, que sempre foi tão característico nesses locais. 



    Os estrangeiros procuram mais a agência do que os brasileiros, que chegam à comunidade por conta própria e são atendidos por guias locais, como Thiago Firmino, morador do Santa Marta nascido e criado no local. Ele, que cobra R$ 25 por pessoa pelo passeio, conta que atende até 50 turistas por dia em períodos de alta temporada, como o Carnaval e o Réveillon.
    - Faço panfletagem na praia. Criei um blog sobre a comunidade, faço os cartazes de divulgação do meu trabalho e ainda fiz um crachá. Isso tudo sem ajuda nenhuma do governo.
    Estátua do Michael Jackson
    Firmino defende que é melhor conhecer o Santa Marta com um morador do que com um guia, que pode não conhecer tudo do local. Logo na subida da favela fica evidente que o guia, simpático e falante, se destaca entre os cerca de 6.000 moradores da comunidade. Antes de pegar o bondinho, que leva cinco minutos para chegar ao ponto mais alto do morro, Firmino é parado por pessoas que pedem informações sobre o ponto mais famosos do Santa Marta.
    - A laje onde tem a estátua do Michael Jackson é o lugar procurado pelos turistas. Vir na comunidade e não passar na laje é como viajar e ficar dentro do hotel.
    O lugar foi uma das locações do clipe They Don’t Care About Us (Eles não ligam para a gente, na tradução do inglês), gravado em 1996 no Santa Marta pelo cantor. No local, um grupo de americanos tirava fotos ao lado da escultura, levada à comunidade após a morte do cantor em junho de 2009. A turista Eve Trkla foi com os dois filhos visitar a comunidade.
    Após conversar com o tradutor dos americanos, Firmino, que "arranha" no inglês, comenta que a pacificação melhorou as condições de vida e de trabalho na favela.
    - Nunca tínhamos ido a um lugar como esse. Achei muito interessante e a vista é realmente linda. O passeio vale a pena.
    - Eu sou guia desde 2007. Uma vez fiquei preso dentro da minha casa com um grupo de gringos, porque o tiroteio estava comendo solto. Hoje, não tem mais isso aqui. Não tem mais armas na favela. Meu filho brinca o dia todo por aí e eu não fico mais preocupado.
    E é justamente a segurança o principal fator que permite o acesso dos turistas ao Santa Marta, que conta atualmente com policias e nove câmeras vigiando o local. Apesar disso, o morador reclama que falta infraestrutura e eventos para os turistas.

    - Não tem banheiros químicos, por exemplo. Quando os gringos estão precisando fazer xixi, a gente apela para a casa dos vizinhos. Além disso, não tem lazer que mantenha eles aqui na favela. Eles vêm tirar fotos e vão embora. Precisamos de lazer como feijoada, rodas de samba e até o extinto baile funk.
    Apesar dos problemas, Firmino registra todos os momentos do Santa Marta em fotos e documentários, com dinheiro do próprio bolso, e quer tombar barracos para preservar a história da comunidade.
    Fabio Ramalho apresentador do Hoje em Dia da Record com estrangeiros conhecendo o Santa Marta.