quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Festa do Dia das Crianças no Santa Marta 2011


FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS EM 2011.

Um dia que vai ficar na memória das crianças do Morro Santa Marta. Distribuição de presentes, pula-pula, piscina de bola, pipoca, refrigerante e shows levaram quase mil pessoas para o campinho de futebol localizado na parte mais alta da comunidade. A festa de comemoração pelo Dia das Crianças começou às 9h, teve um intervalo para o almoço e só terminou às 18h. Um dia inteiro de alegria, sorrisos e muita diversão. Mas o dia não foi apenas de brincadeira. Também teve espaço para os meninos e meninas cuidarem da saúde. Segundo os organizadores, foram feitos 304 atendimentos de Quiropraxia – técnica de diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas na coluna. Depois que passavam pelos médicos, as crianças recebiam pulseira para brincar. Só assim poderiam entrar nos brinquedos.
- É importante ter uma avaliação da coluna dessas crianças. Depois elas podem brincar. A procura está sendo bem legal e todos adoraram passar aqui pelo pessoal da Quiropraxia – explicou o morador Thiago Firmino, que participou da organização do evento.

Quando não estavam brincando na piscina de bola, no pula-pula ou descendo de rapel, as crianças aproveitavam para comer cachorro quente, pipoca ou beber refrigerante. Mas elas fizeram a festa mesmo na hora de pegar os presentes. A empresa Casa e Vídeo (que abriu uma loja dentro da comunidade) distribuiu aproximadamente 1.200 brinquedos e 2 mil revistinhas Recreio.
A festa também teve seu momento cultura, com uma pequena apresentação de sapateado. Improvisando um tablado no chão de madeira, Steven Harper e Max Pollak, dois dos maiores nomes da dança no mundo, mostraram um pouco do show Double Duo. Tudo ao som do saxofonista americano Paul Carlon.
- Estou muito feliz de participar desse evento. Montamos um palco de madeira, com as crianças em volta, trouxe meus amigos americanos e tenho certeza que eles vão lembrar sempre desse evento – comemorava Steven, em um português bem claro.
- É muito bom estar aqui no Santa Marta, gostei muito de fazer essa apresentação no Dia das Crianças. É muito legal tocar para as crianças da favela – comemorava em portoinglês o saxofonista Paul.

A festa terminou ao som de funk. Quando os meninos do grupo Os Ousados apareceram na escadaria que dá acesso ao campo, a gritaria começou. A meninas ficaram enlouquecidas. O show foi rápido, mas suficiente para colocar todo mundo dançando. Depois foi a vez da funkeira Tathy Kiss subir ao palco e cantar alguns sucessos.
- Antes a festa era feita de outra forma. Agora foi organizada por nós, moradores da comunidade, sociedade e empresários. Todos juntos, buscando uma melhor qualidade de vida para as crianças do Santa Marta. Promovendo um evento desses, estamos evitando que no futuro elas estejam envolvidas com o crime – comentou José Mario, presidente da associação de moradores.


Quando a noite começou a chegar, a estrutura foi toda desmontada e as pessoas começaram, aos poucos, a voltar para casa. Foi o fim de um dia que as crianças não vão esquecer tão cedo…
Veja o que moradores e visitantes acharam da festa:

Jéssica: Acho muito importante essa iniciativa, já que muitas crianças do morro não têm uma mãe ou um pai com condições de dar presente ou um dia de alegria. As crianças estão muito satisfeitas e felizes.

Rosângela Maria Dias: Gostei muito da festa e gostaria que ela se repetisse em outras oportunidades. Meus filhos se divertiram, dançaram muito e gostaram. Acho que a festa foi nota mil.

Maria de Lourdes: estou achando essa festa maravilhosa porque as nossas crianças merecem. as mães também, porque pelos nossos filhos nós viramos criança de novo. é muito bom a gente participar dessa festa junto com as crianças. eu gostei, é maravilhoso.


Rosana: Gostei muito da festa. Muitas mães não têm dinheiro para dar presente aos filhos, inclusive eu. Foi bom porque as crianças se divertiram e ganharam presente. Não tinha coisa melhor.

Bernardete: Eu adorei a festa e peço que ela se repita mais e mais vezes. Achei sensacional, eu até partipei da dança.

Verônica: Esse evento está maravilhoso, ainda mais por acontecer aqui no pico, onde as crianças normalmente são esquecidas. Está fácil de ver a felicidade delas aqui hoje.
Vanessa, do Hub Rio: Adorei fazer a brincadeira de fotografia com as crianças. Esperava algo menor e quando chegamos era uma festa imensa, com muita cor e energia. Superou muito as minhas expectativas.

Rodrigo, do Rapel: Foi um grande prazer participar, a festa estava ótima e, sempre que tiver, conte com a gente.

Veja mais fotos do evento:



VÍDEO DA FESTA EM 2011














Realmente fiquei impressionado em ver que uma simples idéia que tive e sismei em fazer uma festa unindo forças e no final eu vejo isso esssa integração gigantesca.

Agradecer a todos que contribuiram financeiramente, braçalmente, psicologicamente, kakakak de todas as formas pra JUNTOS fazermos essa grande festa que era ver as crianças do pico pulando de alegria.
Muito bom....E com essa arrecadação feita na internet iremos fazer mais outras 2 festas na comunidade direcionada as crianças.

Obrigado a todos.

Thiago Firmino

Nenhum comentário:

Postar um comentário