Saturday, July 16, 2011

Conheça um pouquinho + do Santa Marta.







A comunidade do Santa Marta fica no bairro de Botafogo e foi a primeira a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em 19 de dezembro de 2008. Mas o morro já tinha o seu charme e muita história para contar antes mesmo de servir como laboratório para o projeto de segurança. Afinal, foi em uma das lajes do Santa Marta que o cantor Michael Jackson gravou o clipe da música They Don’t Care About Us -- no ano de 1996. O morro também recebeu a visita de outras estrelas da música norte-americana, como as cantoras Madonna, Alicia Keys e Beyoncé. Depois da pacificação os barracos e vielas da comunidade serviram até como cenário para a gravação de filmes, inclusive a nova versão de Velozes e Furiosos, com a participação do ator Vin Diesel.
(Clique aqui para ver fotos incríveis e uma entrevista com a comandante da UPP)
A ocupação feita pela Polícia Militar garante um efetivo fixo de aproximadamente 123 policiais militares, comandados pelo capitão Rodrigo Andrada, para cuidar de uma comunidade com seis mil moradores. A primeira comandante foi a major Pricila Azevedo que, depois do ótimo trabalho à frente da unidade, foi trabalhar na secretaria de Estado de Segurança. Após a pacificação o Santa Marta passou a receber a visita de muitos turistas. São pessoa de todas as partes do mundo, de todo o Brasil e até alguns cariocas que procuram a comunidade com a curiosidade de saber como vivem aqueles moradores. No ano passado o governo colocou em prática o projeto Rio Top Tour, que utiliza guias locais para mostrar tudo e contar a história de cada barraco, beco, viela ou ponto turístico.
O acesso para a comunidade pode ser feitos de duas formas. A principal e mais conhecida é pela Rua São Clemente, em Botafogo, pela praça Barão de Corumbá. Subindo a Rua Marechal Francisco de Moura de carro ou à pé mesmo você chega na escadaria, no plano inclinado ou na praça do Cantão. Pode escolher a melhor opção e subir. Eu aconselho subir pelo plano até a estação 5 e depois conhecer a comunidade descendo as escadas. Cansa bem menos. A outra opção de acesso só pode ser feita de carro, subindo pela Rua Mundo Novo, em Laranjeiras. Seguindo as placas de orientação você chega no prédio onde fica a unidade pacificadora, na parte mais alta da comunidade.
Existem alguns lugares que você não pode deixar de conhecer ao subir o Santa Marta. A primeira, claro, é o plano inclinado. Um bondinho que facilita muito a vida dos moradores e dos turistas também. Chegando na estação 5 não deixe de apreciar o Cristo Redentor. Basta olhar para cima que ele estará lá, bem pertinho. Aproveitando que está lá em cima, dê uma passada no prédio da UPP para conhecer o trabalho da polícia. Na descida a parada na laje do Michael Jackson é obrigatória. No local foi feita uma estátua do cantor e um mosaico com o rosto dele. É um local ótimo para tirar fotos. Sentiu fome? Existe um prato de frango à passarinho ótimo na descida, é só perguntar onde fica o restaurante do Zequinha que todo mundo vai saber. Depois continue descendo até a praça do Cantão -- onde se tem umas casas coloridas. Se preferir pode comer por lá, que também tem um almoço muito gostoso. Na praça fica ainda a barbearia, uma loja de roupas e a quadra da GRES Mocidade Unida do Santa Marta. Na saída não deixe de comprar uma lembrancinha no quiosque que fica em frente à quadra da escola de samba. Mais do que isso. Não deixe de visitar o Santa Marta. Você não vai se arrepender…
Dicas
Como chegar: Rua São Clemente, em Botafogo, pela praça Barão de Corumbá, ou pela Rua Mundo Novo, em Laranjeiras.
Onde comer: Bar do Zequinha, estação três do plano inclinado.
Pontos de interesse: Laje do Michael Jackson e a Praça do Cantão.
Número de moradores: 6 mil
Inauguração da UPP: 19 de dezembro de 2008
Total de policiais: 123


Por Camillo Coelho
www.blogdapacificacao.com.br

    No comments:

    Post a Comment