sábado, 30 de outubro de 2010

Cultura no Santa Marta é com ele mesmo.



Ele recebe os turistas, comanda um programa na rádio, trabalha como DJ, tira fotos, dá aulas de dança e está terminando de montar um espaço para eventos na comunidade Santa Marta, em Botafogo. Com 29 anos, Thiago Firmino é uma espécie de faz tudo no morro, “mas sempre que for relacionado à cultura” -- lembra. Há duas semanas, esse jovem batalhador subiu ao palco e entregou em mãos para o presidente Lula um presente muito especial. Thiago fez um quadro com as fotos mais bonitas que tirou no morro, sempre retratando cenas do cotidiano. Ele deu uma cópia para o presidente e pediu um autógrafo em outra. Uma atitude bonita, mas quem conhece sabe que Firmino sempre faz isso. É só algum artista subir a comunidade que lá está ele com a lembrança nas mãos. O quadro do presidente Lula foi entregue durante o lançamento do projeto “Rio Top Tour”, que ele inclusive ajudou a idealizar e produzir. Acostumado a receber e guiar turistas no Santa Marta, Thiago indicou onde as placas deveriam ser colocadas, identificou nominalmente os pontos de interesse e está ajudando na formação de guias turísticos. Tudo isso, é claro, sem perder a fatia dele nesse “bolo”.
- Não vou deixar de receber os meus grupos, eles já me conhecem, muitos ligam direto para mim porque gostam da forma como eu apresento o morro, das histórias que conto -- explica Firmino.
Quando Michael Jackson gravou o clipe da música ‘They don’t care about us’, em 1996, ele estava com 15 anos. Na época ainda menino, Thiago já trabalhava na TV Comunitária e filmou toda a visita. Fã de dança de salão, ele adorou a passagem do astro pop pela comunidade. No ano passado, quando Michael Jackson morreu, Firmino organizou a comunidade para preparar uma homenagem. Com ajuda do Governo do Estado, eles transformaram em ponto turístico a laje onde o músico gravou o clipe. No local foi colocada uma estátua e um mosaico com o rosto do cantor. Toda vez que leva turistas no morro, Thiago passa pela Laje do Michael Jackson e conta a história do clipe.
Firmino está sempre presente. Tanto que a popstar Alicia Keys, que também subiu o morro para gravar um clipe, levou para os Estados Unidos as fotos tiradas por ele. Thiago ajudou a recepcionar a cantora e ainda acompanhou a gravação do clipe de pertinho, registrando tudo nesse vídeo, que foi postado na internet:

VÍDEO DA ALICIA KEYS NO SANTA MARTA

Nessas aventuras da vida, Firmino também deu aula nos cursos de Cenografia, DJ, Produção Cultural e MC do Pró-Jovem. O trabalho com música começou em 2002, depois de um curso no Senac. Desde então, passou a ser conhecido por muitos como DJ Thiago Firmino. Ele agora comanda um programa de funk na rádio comunitária, mas garante que não toca proibidão.
O fato de ser morador da comunidade favorece Thiago quando eventos estão sendo realizados no Santa Marta. Com a imprensa longe, ele faz algumas fotos exclusivas e depois vende para agências. Um hobby garante. Com isso já viu suas fotos sendo publicadas em sites e nas páginas dos principais jornais do Rio. A última vez foi durante a gravação do filme Tropa de Elite. O jovem morador teve acesso a lugares onde outros fotógrafos não chegariam e flagrou todos os bastidores da gravação, inclusive a atuação do cantor Dudu Nobre, na estreia como ator.
- Aprendo muito com a observação. Fiz dois cursinhos de horas para entender de máquina e agora fico tirando fotos por aí -- explica Firmino.

Freelas à parte, Thiago gosta mesmo é de trabalhar com dança de salão, o que já faz há 12 anos e funciona como uma sustentação para as outras atividades. Firmino também dava aulas de graça na quadra do Santa Marta e em outras comunidades.
- Eu dava aula de dança na quadra, com o pessoal do tráfico na boca-de-fumo ao lado me sacaneando. Sofria, chamavam de bicha, naquela época, em 1997, ainda tinha muito preconceito. Hoje a dança é popular, passa no Faustão – lembra.
Depois de algum tempo afastado do que mais gosta, Thiago vai voltar a ensinar dança. O irmão e parceiro está reformando a laje da casa onde mora para a realização de eventos na comunidade. Juntos eles vão organizar churrascos, feijoadas e festas nos fins de semana. Durante a semana, com o espaço livre, Thiago vai receber as crianças e jovens da comunidade para aulas de dança.
- Com a UPP melhorou o acesso ao morro. Agora é possível andar com uma penca de amigos e fazer festa com segurança. Agora também posso receber os turistas com garantias que antes não tinha, sem medo de ter o passeio interrompido por uma troca de tiros repentina -- conta ele, que é amigo da capitã Priscilla Oliveira, comandante da Unidade de Polícia Pacificadora.
Nos passeios que faz com turistas pelo Santa Marta, Thiago visita pagodes, festas de funk ou até churrascos que estejam acontecendo, entra e faz a maior bagunça. Os gringos também conhecem a casa onde ele mora e aprendem tudo sobre a história da comunidade, desde quando ela começou, passando pela época do tráfico, até a chegada da polícia. Firmino ainda faz trilha até o mirante Dona Marta, no meio da mata, inclusive durante a noite, e organiza um rapel na Estação 3 do Plano Inclinado. O sonho agora é montar uma loja de souvenir para os turistas saírem levando uma lembrança do morro…
ATENÇÃO: Atendendo à pedidos do próprio Thiago, estou divulgando aqui o telefone dele para se alguém tiver interesse nos passeios pelo Santa Marta. Segue o número: 9177-9459.
Veja outras fotos:

Thiago Firmino recebendo e presenteando a cantora Alicia Keys


Fonte: Blog da Pacificação

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Favela Painting na Praça Cantão

FAVELA PAINTING NA PRAÇA CANTÃO. VENHA CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA, QUEM FEZ AS PINTURAS,QUANDO E COMO SURGIU ENTRE FATOS E CURIOSIDADES. ISSO VOCÊ SÓ CONSEGUE SABER PERFEITAMENTE COM MONITORES DE TURISMO LOCAL DA PROPRIA COMUNIDADE.


FAVELA PAINTING IN CANTON SQUARE. KNOW A LITTLE BIT OF HISTORY ABOUT THE PAINTINGS MADE, WHEN AND HOW IT GOT BETWEEN FACTS AND TRIVIA. THAT YOU CAN ONLY KNOW PERFECTLY WITH MONITOR LOCAL TOURISM'S OWN COMMUNITY.







domingo, 24 de outubro de 2010

Laje Michael Jackson

    Venha conhecer a Laje e a estátua do Michael Jackson, onde ele gravou o Clip, por onde ele andou e onde ele deixou sua assinatura entre fatos e curiosidades.