sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Campanha "Humanize" no Santa Marta

O ativista social Marcelo Yuka, a Visual Farm, o Canal Futura, o Grupo Eco, a ONG Visão da Favela, a Associação de Moradores do Santa Marta e outros grupos locais se juntaram para participar de uma mega intervenção urbana no Santa Marta, a "Humanize". A campanha defendeu a ideia de que o humano é o melhor que existe em nós. E ao humanizarmo-nos, a convivência com o outro e com a diferença será muito mais simples e harmoniosa. 


A inciativa promoveu oficinas de criação e performance visual, VJ e vídeo mapping. Para quem não sabe, mapping é uma técnica de vídeo que usa a arquitetura como uma grande tela de projeção, onde a imagem aparece sem distorções em formas simples e nas mais variadas superfícies.

As intervenções urbanas audiovisuais aconteceram em vários pontos da comunidade. Tiveram intervenções interativas e mega projeções na arquitetura local, transformando as fachadas em obras de arte. Com o vídeo mapping as casas e fachadas ganharam diferentes cores e formas abertas para quem quisesse ver.


O Espaço do Grafitti Virtual inovou tanto no mundo das projeções quanto na cena dastreet art. Grafiteiros e artistas desenvolveram novas tecnologias e suportes de uma maneira bem simples. Eles usaram um tagtool, um computador e uma tablet (mesa e caneta digitais para desenho), um console de controle e um joystick. E foi assim que fizeram os desenhos virtuais projetados nas casas.

Dá uma olhada no making of de "Humanize", produzido pela Musique Filmes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário